Processo seletivo para o Grupo de Pesquisa “O Ensino do Direito e seus Desafios”
Data de Publicação: 10/02/2025
O Grupo de Pesquisa “O Ensino do Direito e seus Desafios”, vinculado à Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP), sob a coordenação do Prof. Caio Gracco Pinheiro Dias, informa que estão abertas as inscrições para seleção de novos pesquisadores.
O Grupo de Pesquisa “O Ensino do Direito e seus Desafios” se propõe a estudar o tema “A Formação Jurídica no Brasil”, buscando fomentar pesquisas interdisciplinares e críticas sobre o ensino do Direito no País, aliando as contribuições da Pedagogia e das demais Ciências Humanas à reflexão teórica sobre o Direito no enfrentamento de questões, entre outras, como aquelas relativas à formação didático-pedagógica dos docentes de Direito, ao desenho curricular dos Cursos de Direito, à concepção da pesquisa e da extensão aplicada ao campo jurídico, à regulação da oferta de cursos de Direito, e aos desafios impostos pela curricularização da extensão.
Como resultado desse esforço de reflexão coletiva e embasada sobre o Ensino do Direito, realizada em reuniões periódicas para debate, discussão de textos e apresentação de achados de pesquisa, o Grupo de Pesquisa quer produzir conhecimento acadêmico relevante sobre o tema, a ser divulgado na forma de textos acadêmicos, comunicações em eventos científicos e oficinas e cursos, impactando na prática docente e, com isso, colaborando para o aprimoramento do ensino do Direito.
O público alvo são pessoas que estejam cursando ou tenha cursado graduação ou pós-graduação em Direito ou áreas afins, com pesquisa compatível com o tema do Grupo.
Edital 01_2025 – Grupo de Pesquisa
Inscrições abertas até o dia 27/02/2025: bit.ly/40Uz0X0