Pesquisadores da Faculdade de Direito desenvolvem projeto de lei para implementação de IPTU verde em Ribeirão Preto

Data de Publicação: 22/08/2023

O grupo de Laboratório de Food Law, organizado pela Professora Associada Flávia Trentini, do Departamento de Direito Privado e Processo Civil da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP), apresentou ao Vereador Marcos Papa o Projeto de Lei Complementar n.º 50/2023 com o intuito de reduzir o uso de plásticos descartáveis e estimular a coleta seletiva na cidade de Ribeirão Preto.

A proposta pretende reduzir a alíquota de IPTU para imóveis que destinarem e dispuserem de resíduos sólidos de maneira ambientalmente adequada, nos termos da Lei Federal n.º 12.305/2010. Com tal medida, o grupo espera que a reciclagem e a utilização de alternativas ao plástico de curta vida útil sejam mais frequentes, sobretudo de modo a evitar a poluição no município.

O projeto foi recebido pelo Vereador Marcos Papa (PODE) cuja equipe jurídica auxiliou os pesquisadores na redação do projeto, protocolando-o junto à Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto em 22 de agosto de 2023.

Nos próximos meses, o Projeto de Lei Complementar n.º 50/2023 será pautado para discussão em plenário para sua posterior aprovação.

Veja o projeto na íntegra

A Professora Dra. Flávia Trentini e o aluno de graduação Vitor Abrahão Castro Alves entregaram o Projeto de Lei Complementar nº 50/2023 no dia 04.08.2023 no gabinete do Vereador Marcos Papa, estando presentes seus assessores Carla Roxo e Gabriel Benedetti.