Introdução à gestão da inovação: inovação e Direito – desafios, oportunidades e perspectivas

Data de Publicação: 16/05/2024

Público-alvo: Gestores, profissionais e estudantes da área de inovação, direito, contabilidade e administração.

Objetivo: Abordar os principais pontos da temática “Direito e Inovação”, com foco na legislação brasileira, novas tendências em inovação, aspectos jurídicos de “big data” e proteção de dados, inteligência artificial, governança algorítmica, compliance, inovação e propriedade intelectual, blockchain e smart contracts, internet das coisas, transformação digital e novas tecnologias.

Conteúdo programático:

• Aula 1: Economia compartilhada/circular/de dados, quarta revolução tecnológica, indústria 4.0, metaverso, futuro do trabalho.
  • Aula 2: Introdução à inovação, tipos de inovação, contabilidade, administração e inovação.
  • Aula 3: Inovação e direito, legislação brasileira sobre inovação, “big data” e proteção de dados, inteligência artificial, governança algorítmica e compliance.
  • Aula 4: Empreendedorismo tecnológico, liderança, estratégias de negócios, indicadores de desempenho, planejamento e gestão tecnológica, cultura, organização e liderança, administração estratégica, educação empreendedora, startups, novos modelos de negócios, e-commerce e marketing digital, mercado de Legaltechs e Fintechs, moedas digitais e mercado de tokens NFT.
  • Aula 5: Blockchain e smart contracts, internet das coisas, transformação de negócios, globalização, digitalização e novas tecnologias, novas tecnologias e Direito.

Ementa:

• O curso busca aprofundar os conhecimentos sobre a relação entre direito, ciência, tecnologia e inovação, com foco no contexto brasileiro.
  • Serão abordados os desafios e oportunidades da inovação no Brasil, as novas tendências em legislação e os impactos das novas tecnologias em diversos setores.
  • O objetivo é capacitar os participantes para atuarem de forma crítica e reflexiva na área de inovação, com domínio das ferramentas jurídicas necessárias para o desenvolvimento de negócios inovadores e socialmente responsáveis.

Carga horária: 10 horas/aula (2ª e 4ª feiras – 18:00 – 20:00)

Período: 20 de maio a 3 de junho de 2024

Local: Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP

Inscrições até 19/05/2024: https://forms.gle/eZ9EkJ7zUcABc29YA

Não serão emitidos certificados para os alunos que não se inscreverem no prazo.

Observações:

• O curso é gratuito e aberto ao público.
  • As vagas são limitadas.
  • As aulas serão ministradas presencialmente e online (formato híbrido).

Informações adicionais:

Dúvidas: ceadinusp@gmail.com