Faculdade de Direito de Ribeirão Preto é Reconhecida pela Excelência na Recepção aos Calouros

Data de Publicação: 21/05/2024

A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da Universidade de São Paulo (USP) foi agraciada com o segundo lugar no prestigiado “Prêmio Semana de Recepção aos Calouros” de 2024, conforme os critérios estabelecidos pela Portaria Pro-G 001/99. A conquista destaca a excelência e o empenho da instituição em acolher e integrar os novos estudantes ao ambiente universitário.

A recepção aos calouros, que ocorreu em fevereiro de 2024, foi organizada por uma dedicada comissão composta por docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da FDRP. Desde o início, a preocupação primária da comissão foi garantir que as atividades do período de recepção promovesse um acolhimento caloroso e eficiente na vida universitária, favorecendo diversas formas de expressão e integração.

Entre as diversas atividades realizadas, destacou-se a apresentação da Bateria Estouro, um café da manhã de boas-vindas, uma apresentação musical ao piano por um aluno do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), e um sarau musical que promoveu a integração entre os alunos da FDRP e da Faculdade de Música de Ribeirão Preto. Além disso, uma oficina cultural com o escultor Jorge dos Anjos abordou a importância das obras de arte como representatividade cultural.

Outra iniciativa inovadora foi a integração da Semana de Recepção com o programa “Perdidos? Nunca Mais!”, uma ferramenta criada para conscientizar os novos alunos sobre as diversas possibilidades oferecidas dentro do ambiente universitário. As atividades também incluíram visitas à Câmara Municipal de Ribeirão Preto, workshops de dança e capoeira, discussões sobre discriminação racial, e uma exposição sobre guerras e refúgios, com participação de refugiados venezuelanos da etnia Warao. Foi realizada ainda uma oficina cultural com a presença do escultor Jorge dos Anjos, abordando a importância das obras como representatividade e identidade de uma cultura na sociedade.

A diretoria da FDRP expressou seu orgulho e gratidão pelo empenho da comissão organizadora. “Esta conquista é um reflexo direto do trabalho árduo e da criatividade de cada membro da comissão. O reconhecimento pelo ‘Prêmio Semana de Recepção aos Calouros’ é um testemunho do impacto positivo que as suas ações tiveram na comunidade universitária”, afirmou o diretor da FDRP.

O prêmio, que inclui um troféu “Recepção Legal” e uma placa comemorativa, é uma homenagem ao compromisso da FDRP em proporcionar um ambiente acolhedor, seguro e estimulante para os seus estudantes, promovendo os valores de humanismo, solidariedade, universalismo, respeito ao indivíduo, excelência e responsabilidade social.

Parabéns a toda a equipe da FDRP por esta significativa realização, que reafirma o compromisso da faculdade com a excelência acadêmica e o bem-estar de seus alunos.