Carregando Eventos

• Este evento já passou.

Direito Tem Concerto 2016 – Março

16 março 2016 às 12:30 - 17:00

O evento acontecerá no dia 16/03/2016, quarta-feira, às 12h30, no Auditório da FDRP-USP, com entrada gratuita.

58º Concerto da USP-Filarmônica

Regência: José Gustavo Julião de Camargo

Solistas: Fernando Corvisier (piano) e Igor Picchi Toledo (Clarinete)

Concerto para Clarinete em La maior, K 622

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)

Solista: Igor Picchi Toledo

I-Allegro

Concerto para Piano e Orquestra em Lá menor, Op. 16

Edvard Hagerup Grieg (1843-1907)

Solista: Fernando Corvisier

Allegro molto moderato

Adagio

Allegro moderato molto e marcato – Quasi presto – Andante maestoso

USP-FILARMÔNICA

A USP-Filarmônica foi fundada em 2011 com objetivo de viabilizar junto ao Curso de Música da FFCLRP-USP uma perfeita interface de ensino, arte, pesquisa e extensão universitária, ao mesmo tempo privilegiando numa fusão de horizontes as três principais áreas da música: a poíesis (composição), a práxis (interpretação-execução ou performance) e a theoria (pesquisa em música). Seus repertórios contemplam obras consagradas da literatura universal, resgates histórico-musicológicos (envolvendo a música brasileira por meio de pesquisas realizadas pela USP de Ribeirão Preto) e a música contemporânea de concerto do século XXI. Tendo Rubens Russomanno Ricciardi como maestro titular e José Gustavo Julião de Camargo como maestro assistente, os alunos de graduação músicos da USP-Filarmônica são bolsistas da Reitoria da USP (da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e da Pró-Reitoria de Graduação).

José Gustavo Julião de Camargo (maestro)

Natural de Vista Alegre do Alto (*1961), formou-se (1986) em composição e regência pela UNICAMP. Compõe obras para teatro, vocal e instrumental, coral e sinfônico, destacando a cantata Ode a Zumbi, comandante guerreiro, para coro e orquestra; a ópera Café – em três atos, para coro e orquestra, esta com libreto de Mário de Andrade; e recentemente, o Concerto para viola caipira e orquestra. Desde 1988, é orientador de estruturação musical do Deptº de Música da FFCLRP-USP, colaborador no NAP-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música da FFCLRP-USP), maestro assistente: USP-Filarmônica e titular: Mogiana-JazzBand.

Igor Picchi Toledo (clarinete)

Iniciou seus estudos na Banda Municipal de Matão. Ingressou no Conservatório de Tatuí e posteriormente no Departamento de Música da FFCLRP-USP. Participou de duas edições do Festival Internacional Fiato al Brasile em Faenza, na   Itália.   Na   USP   de   Ribeirão   Preto   e   na   Itália   frequentou masterclasses com Gabriele Mirabassi, Sergio Burgani, Ovanir  Buosi,  Joel Barbosa  e  Silvio  Zalambani.  É o principal clarinetista da USP-Filarmônica, Mogiana Jazz Band e do Quinteto de Sopros Pau a Pique, é professor de clarineta no Projeto ALMA (Academia Livre de Música e Artes) em Ribeirão Preto.   Aperfeiçoou-se   na  Westfälische   Wilhelms-Universität   em   Münster, Alemanha, na classe de Werner Raabe.  Vem atuando como clarinetista convidado junto à OSRP e à Bachiana Filarmônica, bem como também no Ensemble Mentemanuque da FFCLRP-USP.

Fernando Corvisier (piano)

Aperfeiçoou-se no exterior na Ecole Normale de Musique Alfred Cortot em Paris, no New England Conservatory em Boston, na Hartt School of Music e obteve o título   de Doctor of Musical Arts pela Universidade de Houston. Vencedor do IV Prêmio Eldorado de Música, gravou com o pianista João Carlos Martins a transcrição de Almeida Prado para dois pianos das Quatro Estações de Vivaldi.  Gravou para o selo Eldorado obras de Brahms e Ginastera. Participou de diversos festivais de música no Brasil e exterior como docente e recitalista.  Desde 2002 é docente de piano do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto- USP.

Data:
16 março 2016