Cine Cidadania da Faculdade de Direito estreia com filme sobre madre de Ribeirão Preto torturada durante a ditadura

Data de Publicação: 09/08/2023

Sessões, 10/8 às 10h e 14/8 às 16h, terão a presença do diretor da obra para debate

“Maurina, o Outono Que Não acabou” foi o filme escolhido para estreia do projeto Cine Cidadania, da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto (FDRP).

O documentário, dirigido por Gabriel Mendeleh, funcionário da Rádio USP Ribeirão, no começo deste ano recebeu os prêmios de melhor diretor de documentário de longa-metragem e melhor diretor estreante de documentário de longa-metragem, no Festival de Sevilha, Espanha.

A obra, que teve pré-estreia no SESC local, no final de julho, foca o drama real da madre que dirigia o Lar Santana, no bairro Vila Tibério, Ribeirão Preto, em 1969, quando foi presa, torturada e extraditada para o México, pela Ditadura Militar que dominou o Brasil de 1964 a 1985.
As apresentações de “Maurina” são abertas ao público, com entrada franca. No dia 10/8, quinta-feira, será às 10h, no anfiteatro e no dia 14/8, segunda-feira, às 16h, no auditório, ambos na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, no Campus da USP.

O que é o Cine Cidadania?

O projeto nasceu como complemento de uma proposta de debater cidadania e direitos humanos com a sociedade em geral, mas em especial com os estudantes das escolas públicas de ensino médio. A cada exibição uma turma será convidada a participar recebendo transporte e alimentação, além de um tour pelo Campus e informações dos cursos oferecidos pela USP na cidade.

Após o debate, os estudantes serão estimulados a desenvolverem podcasts sobre o tema do filme ou outras questões ligadas ao amplo campo de assuntos ligados à cidadania e aos direitos humanos. Professores de diversas áreas da escola participarão de todo o desenvolvimento das atividades que, no final, serão disponibilizadas nas redes sociais e em um site da FDRP.

A escola escolhida para o início do projeto, que deve ocupar todo o segundo semestre de 2023, foi o Cônego Barros, que fica no Centro da Cidade e que, por sua localização, recebe estudantes de vários bairros e municípios vizinhos.
“Queremos contribuir para o desenvolvimento critico destes jovens e também aproximá-los da universidade que é pública e gratuita” afirma o diretor da FDRP, Nuno Coelho. Ele lembra ainda que, com a recente instituição do “Provão Paulista”, essa aproximação ganha ainda mais importância. “Há mais de uma década a FDRP usa o cinema como recurso didático e em projetos de extensão. O Cine Cidadania representa uma nova fase deste processo”, completa o diretor.

Outras informações na FDRP pelo telefone (16) 3315-0108.